Acidentes e doenças no trabalho matam mais de 2,3 mi por ano

Genebra, 28 abr (EFE).- A cada ano morrem aproximadamente 2,3 milhões de pessoas por causa de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Em um cálculo diário, "cerca de um milhão de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho a cada 24 horas e outros 5.500 morrem em consequências desses fatos ou por doenças", diz a OIT.
Por ocasião do Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, celebrado hoje, a instituição ressaltou que, em termos econômicos, isso significa que 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, ou seja, US$ 1,25 trilhão, são perdidos devido aos custos diretos e indiretos relacionados com acidentes laborais.
Isso devido à perda de tempo de trabalho, indenizações aos trabalhadores afetados, interrupção da produção e despesas médicas.
A OIT afirma também que as substâncias perigosas causam cerca de 650 mil mortes ao ano, a maioria nos países em desenvolvimento, e que é possível que esse número seja ainda maior dado que em muitos lugares não se conta com sistemas de denúncia e notificação adequados.
Fora isso, "dados de vários países industrializados mostram que os trabalhadores da construção têm três a quatro vezes mais probabilidades que outros de morrer devido a acidentes", disse a entidade, que este ano completa 90 anos de existência.
Sobre o impacto da atual crise econômica mundial neste âmbito, a organização exigiu que as "medidas de ajuste e recuperação econômica não desvalorizem a vida humana e a segurança no trabalho".
A OIT advertiu ainda que a redução do gasto público comprometerá a capacidade dos inspetores do trabalho e de outros serviços de segurança. EFE

2 comentários:

Felipe Santos TST disse...

Cara adorei seu blog , gostei mais ainda das opções de Downloads que você esta postando muito massa continue assim com esse objetivo de passar conhecimento para nossa profissão
Diogo Tudo de bom !

Diogo disse...

Muito Obrigado Felipe !
Tudo de bom cara.

 

© Copyright Portal do Técnico em Segurança do Trabalho . All Rights Reserved.

Designed by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine

Blogger Template created by Deluxe Templates