Motivação



Motivação & Sucesso
Sentindo é que se aprende


Para que a aprendizagem realmente ocorra e haja uma mudança real de comportamento é preciso que os cincos sentidos sejam envolvidos – a audição, visão, olfato, paladar e o tato.
Assim, é importante que você, na sua empresa quando quiser que um comportamento seja instalado em seu pessoal, faça com que eles usem os cincos sentidos de aprender. Nem sempre é fácil bolar uma maneira de usar os cincos sentidos. Mas é quase sempre possível. Aqui vão alguns exemplos:
* Fazer um treinamento em que todos os diretores, gerentes, pessoal de venda e até mesmo o pessoal do setor administrativo, levando todos a um supermercado e lojas infantis ( depois de fechado para o publico ) fazer com que essas visitas sejam ajoelhados. Por quê? Para que todos sintam como uma criança na altura dela vê um supermercado, ou uma loja infantil, enxerga os produtos. Isso para que todos compreendam a importância do produto esta na linha de visão e alcance do verdadeiro cliente.
* Uma empresa transportadora colocou seus motoristas, atrás, dentro do baú de cargas e pediu a quem estava dirigindo o caminhão que fizesse algumas freadas bruscas, passasse em lombadas com a velocidade adequada. Por quê? Para que os motoristas sentissem o que um pacote sente ou uma carga viva sente quando o motorista não é cuidadoso, respeitar os limites de velocidade. Para melhorar ainda mais a compreensão, em cada motorista que estava atrás no baú, colocar uma placa dizendo: Sou uma caixa cheia de pratos de porcelana, em outro “sou um cavalo puro sangue” etc. Todos puderam sentir o que sentem as coisas e pessoas dentro de um baú de caminhão.
* Da mesma forma um empresa de aviação convido seus funcionários para uma viagem internacional e propositalmente, faz tudo de errado acontecer. A saída do avião atrasou quatro horas. Não havia comida suficiente para todos no avião. As malas foram extraviadas. Os funcionários sem saber que se tratava de um treinamento ficaram revoltados com a companhia. Em seguida fora explicado que tudo havia sido preparado para que eles sentissem o que sente um cliente mal atendido.
* Um hotel deu varias oportunidade aos funcionários de ser um hospede convidado, com seus maridos ou esposa, num final de semana. No Primeiro dia o hotel fez tudo errado!Pedidos errados, contas erradas, péssimo serviço. Todos quase morreram de vergonha de seus familiares, no dia seguinte tudo foi cuidadosamente bem feito. Forram explicados a eles que tudo havia sido preparado para que eles sentissem a diferencia entro um bom e um mau atendimento. É ninguém se esqueceu do que sentiu.

O que você pode fazer na sua empresa para que os funcionários sintam o que o cliente sente? Lembre-se que só assim realmente mudarão seus comportamentos porque realmente aprenderam sentido e não ouvindo, escrevendo, etc..



Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!
Diogo Mascarenhas



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